..
Bancos em Couro


Você está em: Dúvidas & Dicas > Dúvidas referentes a instalação de revestimentos em couro.
...

 

Dúvidas referentes a instalação de revestimentos em couro.

Aqui você encontrará perguntas e respostas sobre o processo de instalação, tecnologia utilizada, informações sobre o couro dentre outras dúvidas que fazem parte deste tema.

1- O que acontece com as capas em tecido original dos bancos? É Possível reutilizá-las?
As capas em tecido, ao serem removidas dos bancos são cortadas e danificadas, não sendo possível a sua reutilização.

2- É normal o couro enrugar com o uso? Mesmo com acabamento do tipo liso?
O couro, por ser um material natural, é normal o enrugamento e isso fica mais nítido nos revestimentos onde o acabamento é liso.

3-As laterais de portas também são revestidas? Quais as partes?
As laterais de portas quando são em tecido, o cliente tem como opcional revesti-las em couro sintético. O valor é alterado a cada modelo de veículo.

4-O desenho / modelo original em tecido é alterado com o revestimento em couro?
Na maioria dos casos o modelo para revestimento em couro é diferente do modelo em tecido. O tecido é mais elástico e menos espesso que o couro, logo se molda com muita facilidade ao objeto que está sendo revestido. O couro por ter menos flexibilidade, muitas vezes precisa de cortes e modelagem específicos.

5-Existe um modelo / desenho de revestimento padrão, ou cada modelo de carro tem um?
Cada carro possui um modelo / desenho, apesar de observarmos características semelhantes entre bancos e forros de portas de alguns carros, eles sempre são diferentes. Um dos diferenciais da Tapeçaria Alemão é que todos os modelos são digitalizados em computador e o corte é totalmente automático, realizado com maquinário específico que proporciona resultados muito melhores e livres de erros se comparado ao corte manual.

6-É possível revestir qualquer tipo de volante?
Todos os tipos de volante podem receber revestimento em couro. O processo de revestimento é totalmente artesanal e manual. Um volante leva cerca de 6 horas para ser revestido.

7-Como é desenvolvido um modelo de revestimento? Como funciona quando um carro é lançamento ou fora de série?
No caso de um modelo novo ou um carro fora de série, o primeiro passo é confeccionar um molde físico a partir das capas originais. Após aprovação no nosso setor de qualidade, o modelo é digitalizado, ficando disponível para o corte eletrônico. Todo esse processo de nova modelagem, dentro dos nossos princípios, leva em média cinco dias.

8-Todos os modelos de manoplas e coifas, podem ser feitos em couro?
Nem todos os modelos de manoplas e coifas podem receber revestimento em couro. O couro, por ser mais espesso, não permite acabamento em peças pequenas ou em alguns modelos de cambio automático.

9-Qual é a maior diferença do couro automotivo para os demais?
O couro automotivo é preparado para condições extremas de fricção, temperatura, umidade e exposição à luz. Todo couro utilizado na Tapeçaria Alemão acompanha laudo do curtume, comprovando os testes laboratoriais efetuados.

10-No couro é normal existir pequenas marcas e imperfeições?
O couro por se tratar de produto de origem animal, pode conter alguns sinais, como estrias, cicatrizes, marcas de pragas como carrapatos e bernes. A Tapeçaria Alemão, tem um rigoroso controle de qualidade na aquisição do couro, e também um processo de identificação e eliminação dessas marcas antes do corte do modelo, para que os revestimentos recebam o mínimo dessas características naturais do couro.

11-Pode ocorrer variação de cor, brilho, espessura e textura, entre o couro do revestimento e o couro do mostruário de cores da loja?
Cada lote de couro pode ter uma pequena variação em relação a cor e brilho. Fatores como a temperatura do dia, umidade e luminosidade na hora de tingir o couro podem alterar sutilmente o resultado final. Numa mesma pele de couro pode haver variação de textura, por se tratar de um produto de origem animal.

12-Qual a garantia para o revestimento em couro?
Para os revestimentos, a garantia é de um ano. É importante lembrar que a garantia respeita os termos constantes no certificado.

13-Como funciona o processo de corte do couro para os revestimentos?
Os modelos são digitalizados e o corte é totalmente automatizado e eletrônico, eliminando defeitos e imperfeições na hora de cortar. Todo esse processo é realizado por máquinas importadas da Alemanha com tecnologia de ponta.

14-Como funciona o processo de costura?
Todo o processo é realizado por pessoal treinado e com máquinas eletrônicas PFAFF, garantido assim o mínimo de desgaste dos operadores e total qualidade nas costuras.

15-É possível revestir volantes que possui sistema de Air Bag?
Sim. A Tapeçaria Alemão possui pessoal treinado para realizar este serviço, porém existem algumas exceções onde é necessário a desmontagem do volante e em alguns modelos, esta só pode ser realizada pela rede concessionária da marca do veículo.

16-É possível revestir bancos que possui sistema de Air Bag na lateral?
Sim. Este é mais um dos diferenciais da Tapeçaria Alemão. O cliente pode criar o revestimento de acordo com o seu estilo, utilizando couro colorido, costuras coloridas, couro perfurado ou estampado, logomarca bordada, dentre outras opções de personalização. Traga sua idéia para que a Tapeçaria Alemão possa fazer o possível para realizar seu sonho.

17-É possível personalizar o modelo dos revestimentos dos bancos? Quais são as opções?
É possível sim, este é mais um dos diferenciais da Tapeçaria Alemão. O cliente pode criar o revestimento de acordo com o seu estilo, utilizando couro colorido, costuras coloridas, couro perfurado ou estampado, logo marca bordada, dentre outras opções de personalização. Traga sua idéia para que a Tapeçaria Alemão possa fazer o possível para realizar seu sonho!

18-É feita alguma alteração na espuma do banco? A impressão é que os banco ficam mais macios, por quê?
Não ocorrem alterações na espuma dos bancos. Para um melhor caimento da capa e proporcionar mais conforto, é aplicada uma camada de espuma acoplada sob o revestimento em couro.

19-No serviço de revestimento em couro é realizada alguma alteração nas partes, elétricas, hidráulicas ou mecânicas do veículo?
O serviço de revestimento não altera em nada qualquer parte elétrica, hidráulica, mecânica ou sistemas de segurança, do veículo. Para garantir isso, a Tapeçaria Alemão conta com um procedimento check-list de todas as condições do veículo antes do início de qualquer tipo de serviço.

20-No serviço de revestimento em couro é feita alguma alteração na estrutura metálica do banco?
Nada é alterado na estrutura do banco para não comprometer a segurança e o conforto do usuário.

21-Existem modelos de carros em que o banco do passageiro é diferente do banco do motorista?
Sim. Existem algumas Pick-ups e utilitários onde os bancos são 2/3 e 1/3. Alguns carros o banco do lado esquerdo é negativo em relação ao direito. Alguns modelos de carros podem possuir diferença de dureza e sustentação entre a espuma do banco do motorista e do passageiro.

22-Após o revestimento em couro, notei alguns ruídos, como resolver?
A maioria dos ruídos em bancos tem causa estrutural. O revestimento não tem influência nesses tipos de ruídos, pois toda a estrutura é conservada intacta. Nesse caso deve-se solicitar uma verificação por profissionais especializados.

23-O que é couro perfurado ou furadinho?
O couro perfurado ou furadinho é o mesmo couro do revestimento liso ou enrugado, porém recebe perfuração em uma prensa. Este tipo de acabamento do couro proporciona mais conforto e confere um ar mais esportivo aos bancos.

24-Existem várias estampas de couro?
Sim. A Tapeçaria Alemão dispõe de estampas de couro que podem personalizar ainda mais seu veiculo.

25-O que são as marcas que aparecem no couro natural?
Estas marcas são características naturais do couro, algumas marcas podem surgir no couro natural, porém no curtume durante os processos de tingimento e estampa, a maior parte destas marcas (como estrias e cicatrizes) são ocultadas.
Caso alguma peça de couro tenha uma dessas marcas, o processo de corte realizado pela Tapeçaria Alemão as minimiza ao máximo no revestimento.

26-O que é raspa?
Raspa é um subproduto do couro, uma camada que possui fibras mais grossas e espaçadas, diminuindo a durabilidade do revestimento. Este produto é de péssima qualidade, e seu uso não é indicado no revestimento automotivo
.

27-O couro sintético é um padrão automotivoo?
O couro sintético é utilizado pela indústria automobilística nos revestimentos de bancos, juntamente com o couro natural ou tecido, dependo do modelo do carro.

28-A cor do couro é natural ou pintura?
As cores que vemos no couro automotivo, são provenientes de um processo de pigmentação e pintura executado pelos curtumess.

29-Com o serviço de revestimento em couro, os acabamentos plásticos e metálicos dos bancos são revestidos ou alterados?
No serviço de revestimento dos bancos, não é feita nenhuma alteração nos acabamentos plásticos ou em suas estruturas metálicas.

30 -É verdade que o couro esquenta mais que o tecido?
O couro por ter umidade acaba difundindo a temperatura. Ou seja, exposto ao Sol diretamente ele aquece mais que o tecido, porém, ele esfria mais rápido e se mantém fresco por mais tempo assim economizando ar-condicionado.

31 -Carro que não tem ar-condicionado pode colocar bancos em couro?
Sem dúvidas, pode sim, pois o couro aquece somente em exposição direta ao Sol.

32 -No meu carro as portas tem as laterais em tecido, posso revestir de couro também?
Quando você contrata o serviço da Tapeçaria Alemão, todas as partes em tecido das portas são revestidas em couro do mesmo padrão dos bancos.

33 -Quais as diferenças básicas entre couro natural e sintético?
O couro é um material nobre, sempre atual por sua durabilidade e sofisticação, além de proporcionar mais conforto em contato com o corpo comparando-se com os materiais sintéticos.

34 - Existe um prazo de durabilidade do couro?
O revestimento de couro pode durar mais de dez anos se conservado adequadamente.

35- O couro é ambientalmente correto?
O couro é um produto gerado pelos frigoríficos que caso não fosse beneficiado pelos curtumes, viraria lixo. Analisando por esse foco, o couro é sim ambientalmente correto, porém apesar dos avanços, os curtumes ainda utilizam produtos químicos para o tratamento e acabamento das peles. A Tapeçaria Alemão tem o compromisso de comprar apenas de Curtumes que cumprem as normas e leis ambientais.




 
Novidades e Promoções