..
Bancos em Couro


Você está em: Dúvidas & Dicas > Dúvidas referentes a o cuidado e manutenção do couro.
...

 

Dúvidas referentes a o cuidado e manutenção do couro.

Conheça as dicas para manter o couro sempre novo, o que fazer para revitalizar e hidratar um revestimento semi-novo, como tirar manchas e vantagens do revestimento de couro sobre o revestimento de tecido.

1- Por que com o passar do tempo o couro adquire um “brilho”?
O couro adquire brilho devido às substâncias que se acumulam em sua superfície ao longo do uso. Para que isso não ocorra, o ideal é mantê-lo sempre limpo.

2- O carpete do meu carro está sujo, quais são as soluções disponíveis?
Se for apenas sujeira, pode ser realizada uma higienização, porém se tiver manchas (que muitas vezes estão ocultas pela sujeira) a solução é trocar todo carpete. A Tapeçaria Alemão conta com mão de obra qualificada, e pode fazer todo o carpete novo no mesmo prazo em que seria realizada a higienização.

3- O tecido do teto do meu carro está sujo e caindo, quais são as soluções?
No caso de sujeira, pode ser realizada uma higienização. No caso do tecido estar solto e/ou rasgado, deverá ser trocado. A Tapeçaria Alemão utiliza um processo exclusivo para reforma do teto. O tecido similar é trocado em aproximadamente 72 horas.

4- O cheiro do couro é um sinal de qualidade?
O cheiro do couro provém dos produtos utilizados na curtição e tingimento. O couro automotivo deve obedecer um índice baixo de emissão desses odores. Portanto nem sempre um “cheirinho de couro novo” é sinal de qualidade e pode acabar irritando você e sua família se o odor aumentar com o passar do tempo.

5- Meu carro fica em estacionamento descoberto, como devo cuidar do revestimento em couro?
Carros que recebem excessiva exposição ao Sol devem receber hidratação do couro em períodos mais curtos: aproximadamente seis meses.

6- Que produtos posso utilizar para limpar o couro?
Para limpeza periódica (uma vez por semana),utilize sempre um pano macio, sem tingimentos e levemente umedecido com água. Em caso de resíduos gordurosos, utilize um pano macio com detergente neutro.

7- Existem produtos utilizados em lava-rápido e postos de gasolina que podem danificar o couro
Existem muitos produtos nocivos ao couro, deve-se observar se na composição existe álcool ou algum derivado de petróleo como: silicone ou vaselina. A quantidade destas substâncias não deve ultrapassar 5%.

8- Quais os produtos que jamais devo utilizar na limpeza do couro?
Jamais devem ser utilizados produtos que contenham mais de 5% de Álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo.

9- Como funciona a revitalização do couro? Consigo fazer em casa?
A revitalização do couro consiste em uma limpeza bem feita, somada a hidratação. Se obedecer alguns princípios, esse procedimento pode ser realizado em casa, porém se não desejar ter esse trabalho e quiser manter o seu revestimento em couro sempre com aspecto novo, consulte uma das lojas da Tapeçaria Alemão sobre esse tipo de serviço.

10- O que acontece se um cigarro cair no banco em couro?
Diferente do tecido, o couro não fura, apenas nos casos de cores mais claras poderá ficar uma pequena marca escura (oriunda da queimadura).

11- O que acontece se grudar chiclete no banco em couro?
Se o chiclete não ficar por muito tempo, ele poderá ser removido com a ajuda de uma pedrinha de gelo. Caso tenha ficado grudado durante muito tempo, o melhor é procurar o serviço especializado prestado em uma das lojas da Tapeçaria Alemão.

12- Manchas de caneta esferográfica podem ser removidas?
Existem alguns produtos que podem remover manchas recentes, porém cuidado com a composição.

13- Tenho crianças pequenas, o couro é indicado?
O revestimento em couro é muito indicado para quem tem crianças por ser fácil de limpar e por não acumular grandes quantidades de sujeira, incluindo micro organismos que são nocivos à saúde.

14- Tenho cachorro, o couro é indicado?
Ao contrário do tecido, o couro é indicado para donos de animais domésticos, por facilitar a remoção de pêlos, sujeiras trazidas nas patas e outros fluidos. O couro também supera o tecido, pois não permite que o odor dos animais domésticos fique impregnado nos bancos. Porém o cliente deve estar ciente que dependendo do animal suas unhas podem ocasionar arranhões no couro.

15- O couro é impermeável em caso de derramamento de líquidos?
Caso seja derramado líquido, o ideal é secar imediatamente o couro. A absorção de líquidos é muito mais lenta do que o tecido, porém por se tratar de uma pele de animal, não é impermeável.

16- Comprei um carro semi-novo com bancos em couro, porém o couro está muito maltratado e com aspecto envelhecido e enrugado. É possível recuperar?
Existem processos de revitalização e re-pintura, que podem melhorar de modo satisfatório o estado do couro. Em muitos casos é possível sim a recuperação.

17- O que fazer para manter o couro sempre com aspecto de novo?
Para manter o couro com aspecto de novo, deve-se mantê-lo limpo e nunca utilizar produtos que contenham álcool nem derivados de petróleo. Limpeza com pano macio levemente umedecido uma vez por semana é o ideal. É aconselhável também a hidratação uma vez ao ano.